Relatório confirma que não há contaminação por radioatividade na UMinho

A Escola de Ciências da Universidade do Minho não apresenta contaminação radioativa no seu interior e nas áreas envolventes, confirma um relatório do Laboratório de Proteção e Segurança Radiológica.
Segundo um comunicado da Universidade do Minho, a monitorização foi realizada no passado dia 16 nos laboratórios de Química Orgânica, nos espaços adjacentes e nos locais onde pode haver circulação de pessoas.

De acordo com a Universidade foram efectuadas medições em diversos locais laboratoriais para serem analisadas. Os resultados não indicaram quaisquer radio-nuclidos artificiais. As taxas de contagem beta total não indiciaram qualquer contaminação. O mesmo sucedeu com as medidas de débito de dose de radiação gama ambiente. 

Procedeu-se ainda à monitorização de um laboratório localizado noutro edifício, onde nos últimos anos se têm manipulado marcadores radioativos de C-14, não se verificando também qualquer contaminação radioativa.
O relatório sobre as análises efectuadas, hoje entregue na Universidade do Minho desmente totalmente a existência “partículas radioativas na Universidade do Minho”.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email