VÍDEO: Deslizamento obriga a evacuação de urbanização em Mesão Frio
Uma derrocada ocorrida hoje sobre a circular urbana Guimarães-Fafe colocou um prédio em risco de desabar e cobriu aquela estrada com uma altura de terras superior a dois metros, disse fonte dos bombeiros locais.https://www.youtube.com/watch?v=0sItowMZTQ0
O deslizamento de terras obrigou à evacuação de 10 residências geminadas, na Travessa da Ribeira, na freguesia de Mesão Frio. Os moradores foram obrigados a abandonar as suas habitações depois do aluimento que ontem ao final da tarde cobriu uma grande extensão da Variante Guimarães-Fafe. Quem assistiu diz que foi um milagre ninguém ter sido apanhado pela derrocada.
Não posso dizer nada, ainda estou em choque. Tinha acabado de chegar a casa e deixei o carro à porta da garagem do vizinho. Saí e pouco depois, só vi a terra a ceder, como se estivesse a ser engolida. O comentário é feito pela moradora que viu o seu automóvel ser arrastado pela força da natureza que, sem aviso, ditou a sua sentença. A mulher do kispo branco era apontada como a melhor testemunha para dar conta daquilo que aconteceu. Foi parca em palavras porque ainda se estava a refazer da aflição. Fiquei sem o meu carro e não sei se vou ter casa, dizia para a amiga que a consolava e que respondeu prontamente: o mais importante é que estás salva.
Com efeito, várias pessoas encontravam-se nas imediações da área onde ocorreu a derrocada. Aurora Freitas, funcionária doméstica numa das moradias, recordou que quando iniciou o serviço, durante a manhã, apercebeu-se que a estrada de acesso às garagens estava a abrir, mas nunca pensamos que aquilo fosse tão grave. Durante o dia vim à sacada da casa e parecia que aquilo estava sempre a aumentar, revelou, ao precisar que a proprietária da moradia contactou o empreiteiro que veio inteirar-se da situação.
Aliás, segundo esta testemunha, os responsáveis pela construção das habitações estiveram no local minutos antes da derrocada. Ao recordar o que aconteceu, Aurora Freitas, indicou: vi aquilo a ceder, a abrir, a abrir... A terra começou a deslizar, a deslizar... Parecia a fim do mundo. A senhora tinha o carro à porta da garagem e ele estava a deslizar, não se pode fazer nada.