Novo Papa pode ser vimaranense
O próximo Papa pode ser vimaranense. Com efeito D. Manuel Monteiro de Castro é um dos Cardeais que podem suceder a Bento XVI. Devido a problemas de saúde o Sumo Pontífice anunciou na passada segunda-feira que renunciará ao cargo no próximo dia 28.O novo Papa será eleito num Conclave que decorrerá antes da Páscoa e de entre os cardeais que podem suceder a Bento XVI, está o vimaranense D. Manuel Monteiro de Castro. Cardeal que conta com enorme experiência internacional ao serviço do Vaticano, o que, numa época pautada pela universalidade das relações inter-regiões, o colocam como muito bem preparado para os diálogos que a Igreja Católica tem desenvolvido e desejará intensificar, não só com outras religiões, mas também no contexto dos esforços para a Paz que desde há muito é talvez a sua maior prioridade.
O Cardeal vimaranense, natural de Santa Eufémia de Prazins, eleito há cerca de um ano precisamente por Bento XVI, completa no próximo mês 75 anos.
Após a renúncia do Papa e até à eleição do seu sucessor, o Vaticano viverá o período designado por sede vacante. Durante esse período de tempo, o Vaticano será dirigido por quatro cardeais, entre eles D. Manuel Monteiro de Castro.
Marcações: Sociedade