Vimágua vai investir este ano 2m€ na ETA de Prazins

A Vimágua vai investir este ano cerca de dois milhões de euros na estação de tratamento de água de Santa Eufémia de Prazins. O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração daquela empresa intermunicipal.
Armindo Costa e Silva fala da um investimento faseado em equipamento que permitirá a boa gestão e qualidade da água nas próximas décadas e que oportunamente serão apresentados publicamente. Em curso estão neste momento outros projectos de investimento aos quais a Vimágua promoveu ontem visitas. Em Azurém está em construção um parque de gestão de resíduos onde serão tratados inertes produzidos pela Vimágua.
Em causa está um investimento de 118 mil euros, num projecto que deverá estar concluído no final deste mês. Armindo Costa e Silva salienta a importância deste investimento para que a Vimágua consiga a desejada certificação ambiental.
“A Vimágua é certificada em saúde, higiene e segurança e queremos agora obter a certificação em ambiente e este equipamento é basilar nessa estratégia global das melhores práticas ambientais”, salientou.
A Vimágua tem ainda em curso neste momento obras de construção do novo reservatório das minas da Penha, na Costa. Trata-se de um projecto orçado em 235 mil euros que a empresa intermunicipal considera fundamental para potenciar as águas das 23 minas da montanha que abastece 17 freguesias do Concelho e que vai potenciar um sistema datado de 1904.
O reservatório apenas tinha capacidade de 90 m3 que obrigava a fazer gestão com o reservatório da zona alta de Urgezes com sérios desperdícios energéticos. A obra em curso consagra duas células com 500 metros cúbicos de capacidade que permitirá aproveitar a máxima produtividade das minas.
Em curso está também a construção de cerca de mil metros de rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em Fermentões, no valor de 179 mil euros, que permitirá a execução de 46 ramais domiciliários.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email