Cruz Vermelha retoma projecto Solidão Acompanhada
A Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa está a retomar o projecto Solidão Acompanhada que tem vindo a desenvolver há já um ano que tem como objectivo combater o isolamento social nas freguesias de Guimarães. O projecto Solidão Acompanhada aspira sensibilizar a população para a temática do idoso e do envelhecimento saudável, bem como do problema da solidão como realidade na sociedade actual.A importância do projecto é valorizada por todas as áreas de apoio que integra. Essas actividades visam contribuir para a autonomia, estabilidade emocional e segurança da pessoa idosa, prevenindo situações de dependência e o seu agravamento; promover a qualidade de vida da pessoa idosa no sentido de um envelhecimento activo e saudável; estimular as competências pessoais e sociais da pessoa; proporcionar momentos de lazer/ocupação, facilitando o acesso a infra-estruturas básicas (religiosas, de lazer ou festivas); e encaminhar/contribuir para uma melhor assistência (cuidados especializados, fornecimento de refeições, serviços de lavandaria) de quem se encontre de alguma forma isolado socialmente.
Este projecto é também importante para os voluntários que dele fazem parte, pois permite partilhar vivências e promove a solidariedade intergeracional.
O projecto em questão já foi implementado, numa fase piloto, na freguesia de S.Sebastião e a partir de segunda-feira vai abranger a freguesia de S. Paio, altura em que se iniciará o diagnóstico social referente a esta freguesia.
Os voluntários apresentar-se-ão devidamente identificados com colete da Cruz Vermelha e cartão respectivo.
Marcações: Sociedade