VÍDEO: Número de turistas em Guimarães cresceu 106% em 2012
O ano de 2012 foi a todos os títulos excepcional para Guimarães. A visibilidade que a Capital Europeia da Cultura proporcionou fez disparar todos os indicadores de turismo no último ano. Os números são reveladores e indicam crescimentos, em alguns deles, de quase 400%.Nos Postos de Turismo o número de visitantes aumentou mais de 106%, para mais de 121 mil. Os estrangeiros continuam a ser a maioria, mais de 70 mil, tendo-se registado um acréscimo de 53,4%, mas foi ao nível dos turistas nacionais que se registou um aumento exponencial, de praticamente 300%.
Também os equipamentos culturais do concelho aumentaram em quase 30% o número de visitantes, com o Paço dos Duques de Bragança, o Museu Alberto Sampaio e a Plataforma das Artes que abriu apenas em Junho de 2012 a liderarem as escolhas dos turistas. No total, os visitantes ascenderam a mais de 527 mil.
Outro dos equipamentos muito procurados foi o Teleférico de Guimarães, que fechou 2012 com um aumento de bilhetes vendidos superior a 50%, passando de cerca de 165 mil para praticamente 250 mil.
Um outro indicador importante que revela o grande crescimento do turismo na Cidade Berço no último ano, é a taxa média de ocupação por quarto, que registou um aumento de 27%.
Finalmente, aquela que é a mais importante ferramenta de comunicação e indicador de procura de informação de turística do concelho, o sítio www.guimaraesturismo.com, registou um aumento de procura próximo dos 400%, com mais e 231 mil visitas e mais de 1,1 milhões de páginas visitadas.