Universidade do Minho atribui hoje o doutoramento honoris causa a Nuno Portas
A Universidade do Minho atribui esta sexta-feira o doutoramento honoris causa ao arquitecto Nuno Portas, numa cerimónia realizada no Paço dos Duques de Bragança. A condecoração foi proposta por unanimidade e aclamação pela Escola de Arquitectura da Universidade do Minho que Nuno Portas ajudou a fundar.Nuno Portas é um reputado arquitecto, professor e urbanista. Foi padrinho da distinção o ex-presidente da República Jorge Sampaio para quem o título atribuído é absolutamente merecido.
Ao longo da sua já longa actividade Nuno Portas trabalhou em Portugal e no estrangeiro, tendo dedicado cerca de três décadas à nossa região, nomeadamente como responsável por planos de ordenamento do Vale do Ave e consultor da Câmara de Guimarães. Precisamente por isso e em ano da Capital Europeia da Cultura, a cerimónia decorreu de forma simbólica e pela primeira vez fora das instalações da Universidade do Minho, como destacou o Reitor António Cunha.
Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu em Vila Viçosa em 1934, é pai de Paulo Portas, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Miguel Portas, eurodeputado do Bloco de Esquerda recentemente falecido.
Na hora de agradecer a distinção lembrou quem foi determinante no seu percurso profissional recheado de êxitos, nomeadamente ao arquitecto Teotónio Pereira e ás equipa do LNEC e da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com quem trabalhou.
Marcações: Sociedade