Guimarães vai ter urbescópio no Largo Martins Sarmento

A Câmara Municipal de Guimarães vai instalar na próxima terça-feira, no Largo Martins Sarmento, o primeiro urbescópio em Portugal. O urbescópio é um tubo de secção circular que delimita o olhar sobre um ponto distinto, revelando a sua localização em relação à posição que ocupamos. No suporte vertical encontram-se alguns factos singulares sobre a imagem exibida, que auxiliam na percepção daquilo que se observa.
A forma elementar da peça, evitando a utilização de acessórios tecnológicos e de produção mais complexa, contribui para a facilidade do seu uso, manutenção, enquadramento e fabrico.
O Urbescópio afirma-se como um ponderado meio de informação espacial, no âmbito da sinalética, que, pela sua rigorosa simplicidade, revela uma fácil integração em qualquer contexto.
Ciente da importância que o património assume na promoção e divulgação das cidades dentro e fora de portas, a Câmara Municipal de Guimarães vai instalar um urbescópio que promove a aproximação dos cidadãos em geral e os turistas em particular, do património histórico português.
A instalação do aparelho resulta do Projecto Cosimo, desenvolvido por três arquitectos.
O urbescópio que vai ser instalado terça-feira, no Largo Martins Sarmento, pelas 11h00.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email