Câmara Municipal de Guimarães implementa regime de fruta escolar

A Câmara aderiu a um programa Europeu que incentiva ao consuma de fruta junto da população escolar. Vão beneficiar deste programa cerca de 5.700 alunos do 1º ciclo do Concelho. Pelo terceiro ano consecutivo a Câmara Municipal de Guimarães aderiu ao Regime de Fruta Escolar. Trata-de de um programa que abrangeu uma média de 5691 alunos do 1º ciclo do ensino básico do Concelho. Este programa permite à Câmara fornecer e distribuir produtos hortofrutícolas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Em entrevista ao GuimaraesDigital a  Vereadora da Cultura explica que “este é um programa europeu a que a Câmara aderi. Os agrupamentos e as escolas têm que manifestar interesse neste programa, e a Câmara financia a sua implementação”. 
Este regime abrange apenas os alunos do 1º ciclo, e o grande objectivo é criar hábitos de alimentação saudável nas crianças e desta forma incentivar ao consumo de fruta. Ao mesmo tempo é uma forma de prevenir a obesidade infantil”. Segundo as estatísticas, Portugal é um dos países da Europa que apresentam uma taxa mais elevada de obesidade infantil e este programa europeu visa precisamente contribuir para a mudança dessa situação, favorecendo uma alimentação saudável e ao mesmo tempo educar os jovens de forma a prevenir doenças.
Refira-se que na última reunião a vereação municipal aprovou, por unanimidade, uma proposta que apontava para a atribuição de 54 585 euros para a implementação do Regime de fruta escolar no corrente ano e em 2013.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email