Guimarães registou neste Verão menos incêndios e área ardida do que em 2011

O Verão deste ano registou menos incêndios e área ardida no concelho de Guimarães. Os dados das corporações de bombeiros de Guimarães não deixam enganar, desde logo pelos dados da Associação Humanitária das Taipas. O Comandante Hermenegildo Abreu fala de números bem diferentes dos anos anteriores, aqueles que foram registados nos meses de Julho e Agosto deste ano.
A Corporação das Taipas registou no período homólogo de 2011 164 incêndios que consumiram 37 hectares de floresta. A situação confirma-se pela estatística dos Bombeiros de Guimarães no mesmo período de tempo com 31 incêndios e dois hectares este ano, contra 77 incêndios e 127 hectares de mata consumida pelas chamas.
O Comandante dos Bombeiros de Guimarães explica que os motivos que estão na base dos bons números deste ano, "são condições atípicas que marcaram o verão deste ano."
Os dados deste Verão são animadores. Bento Marques diz que "o clima está a mudar e exemplifica com o que aconteceu o ano passado em plena estação de Outono."
Hermenegildo Abreu faz outra leitura para confirmar que as contas sobre fogos florestais ainda não estão feitas.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email