Doença rara provoca envelhecimento precoce de criança de nove anos

Chama-se Ruben e tem nove anos. Vive em Fermentões, com a mãe e uma irmã mais velha e sofre de uma doença rara: síndrome de Mowat Wilson. O Ruben tinha poucos dias de vida quando a mãe percebeu que algo no seu filho não era normal, especialmente por estar sempre a vomitar.
Aos primeiros dias de vida, Ruben iniciava um verdadeiro calvário que o levava a estar quase em permanência nos hospitais de Guimarães, Porto e até na Suiça, como conta a mãe Rosa Freitas numa reportagem de Andreia Lopes, publicada na edição desta semana d'O Comércio de Guimarães.
O síndrome de Mowat Wilson viria a ser diagnosticado na Suiça. É caso único em Portugal a doença de que sofre o Ruben que prova envelhecimento precoce. Uma situação que complica a vida à mãe, Rosa Freitas, que vive uma vida dedicada ao filho, dominada pelas dificuldades financeiras já que implicam gastos que não são fáceis de suportar, nomeadamente com sacos de colostomia. Uma despesa reembolsada, é certo, mas nem sempre com a celeridade que atenda às necessidades do Rúben que, dois em dois meses, precisa de botas novas, cujo custo rondam os 80 euros.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email