VÍDEO: Moda das moedas na fonte e aloquetes no varandim do Toural
O renovado Largo do Toural está na moda e há muitos visitantes que deixam marcas da sua passagem. Os aloquetes colocados no varandim e as moedas depositadas no tanque da fonte são vestígios de práticas muito populares em outros destinos turísticos. Oito aloquetes presos ao varandim e devidamente identificados são o rasto, ao que tudo indica, de um grupo que se associou ao slogan da Capital Europeia da Cultura.Em comum, aqueles ferrolhos têm a inscrição: Eu faço parte. Diferentes são os nomes constantes que provavelmente identificam cada um dos autores desta espécie de instalação feita para eternizar um momento: ali pode ler-se José, Ângelo, Sofia, João, Cláudia, Natali, Joana e Carla.
Em Paris, Roma, Nova Iorque e também na ponte D. Luís no Porto, a moda de colocar cadeados e aloquetes nos gradeamentos já desperta a atenção dos próprios turistas. Chamam a essa prática cadeados do amor, sendo um vestígio material de dimensão simbólica deixado por casais de namorados ou por grupos de amigos.
No tanque da fonte, há moedas que brilham, em resultado do cumprimento de um ritual que não passa despercebido a quem trabalha naquela zona da Cidade. Esta manhã, fomos ao Largo do Toural, ver como reagem os vimaranenses à nova moda.