Administração quer equilibrar financeiramente gestão hospitalar

Nos próximos três anos o Centro Hospital do Alto Ave vai ser dirigido por Delfim Rodrigues. Trata-se de um Administrador Hospitalar de carreira que integra os quadros da unidade vimaranense desde 1984. Em entrevista ao Guimaraesdigital.com, Delfim Rodrigues diz que no final do seu mandato ficará satisfeito se conseguir “equilibrar financeiramente o Hospital, de forma a prestar mais e melhores serviços”. Estes são os dois grandes objectivos que o novo Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães gostaria de atingir.
Delfim Rodrigues ingressou no Hospital de Guimarães em 1984, como Administrador Hospitalar, agora regressa à administração do Hospital, num contexto de crise económica grave. “Já em 1984 quando aqui cheguei a situação era exactamente a mesma que vivemos agora. Naquela altura o velho Hospital da Misericórdia tinha um orçamento de 850 mil contos, endividava-se a um ritmo de 60 mil contos ao mês e devia 350 mil contos”, recorda.
Sem querer apresentar em concreto a realidade da situação do Hospital, Delfim Rodrigues reconhece que “a sua situação económica não está muito longe, salvaguardando as diferenças e a proporção, daquilo que se passa no País”.
“Estamos em crise profunda. O Hospital tem um défice acumulado muito elevado, mas não avanço com números porque ainda estamos a apurar. Mas, é uma dívida acumulada que nos trava muitas operações do dia a dia. Cada despesa terá que ser muito bem ponderada”, sublinha.
Para além da dívida acumulada “que é uma dívida muito elevada, que ultrapassa muito mais de metade do seu orçamento, o Hospital continua a endividar-se a um ritmo muito acelerado, razão pela qual vamos ter que tomar medidas que permitam fazermos a mesma coisa mas de outra forma”.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email