Bombeiros do Concelho registaram 40 ocorrências

Incêndios em plena estação de Inverno. O tempo seco e quente já originou quatro dezenas de fogos. Desde o início deste ano os bombeiros de Guimarães e das Taipas combateram 40 incêndios florestais  tendo sido consumidos pelas chamas cerca de 23 hectares de floresta.
O tempo seco e as temperaturas altas, para a época que se têm feito sentir, são apontados como principais causas destes fogos em plena estação de Inverno.
Na passada sexta-feira ocorreram três incêndios. Foram sinistros registados nas freguesia de Abação, Silvares e Selho S. Jorge. Em Abação ardeu uma grande extensão de área de mato. Para o local a Corporação de Guimarães mobilizou 16 homens que foram apoiados por cinco viaturas.
Em declarações ao GuimaraesDigital.com Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães revela que a Corporação foi chamada para “um número muito elevado de incêndios para esta altura do ano”.  “Normalmente, em Janeiro e Fevereiro são muito reduzidas as ocorrências. Normal é que comecem por volta de Março”, sublinha.
Nas Taipas, o Comandante Hermenegildo Abreu diz que “nesta altura, a Corporação já contabiliza 14 incêndios florestais e um total de 14,5 hectares de área ardida”.
São dados que também levam aquele responsável a manifestar-se preocupado com a seca.
Hermenegildo Abreu explica que “felizmente nesta altura os incêndio são pequenos e o frio da noite ajuda a um rápido combate às chamas”.
Mesmo assim e porque todos os cuidados são poucos, aquele responsável nesta altura apela “a um cuidado redobrado quando se fizer uma queimada”.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email