GNR identificou em Guimarães 51 idosos que vivem sós

Termina na próxima semana a operação Censos Sénior. A iniciativa organizada pela GNR que chega ao fim no final deste mês. No nosso Concelho já foram identificados 51 idosos que vivem sozinhos. Apesar de reconhecer que é prematuro para já fazer um balanço à operação Censos Sénior, o tenente coronel Vaz Lopes, da GNR de Braga, referiu ao GuimaraesDigital.com que “do registo que temos até ao momento, no concelho de Guimarães foram já contabilizados 51 situações de pessoas que vivem num contexto de fragilidade, ou seja, estão sozinhas ou vivem isoladas, quando deviam ser acompanhados”.
No terreno desde 15 de Janeiro, a operação Censos Sénior é uma iniciativa nacional que visa actualizar os dados existentes relativamente aos idosos que vivem sozinhos ou isolados. Com esta operação a Guarda Nacional Republicana pretende fazer o registo mais exacto possível das pessoas nessa situação para lhes prestar ajuda.
Segundo o Tenente Coronel Vaz Lopes no âmbito da operação em curso, “os militares vão a casa dos idosos, fazem uma recolha de informação sobre a sua situação, tentam apurar se as pessoas estão sozinhas e ou numa situação mais frágil. Essa informação é depois passada para um documento que, posteriormente, é encaminhado para diversas instituições ou entidades, que estão vocacionadas para a ajuda e que tentarão encontrar uma resposta para esta situação”.
Ao mesmo tempo, os militares da GNR, porque contactam directamente com os idosos, procuram sensibilizar e alertar os mais velhos para as situações de possíveis burlas de que poderão ser vítimas.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email