Um cemitério para duas freguesias em Briteiros

A Câmara quer construir um cemitério para servir as freguesias de S. Salvador e Santo Estêvão de Briteiros. Em tempo de crise a proposta surgiu da necessidade de melhor gerir os recursos públicos e já numa perspectiva da reforma administrativa. A proposta não é pacífica. O assunto foi à Assembleia de Freguesia de S. Salvador de Briteiros e não mereceu a concordância do PS. A Presidente social democrata da Junta de S. Salvador diz que só estará de acordo com o projecto se houver unanimidade na sua freguesia.

Em Santo Estêvão de Briteiros o assunto foi submetido à apreciação da Assembleia de Freguesia que se pronunciou favoravelmente à proposta, por maioria, com os votos a favor do PSD e a abstenção do PS.

Entretanto o Vereador das Obras Municipais informou que “as freguesias, de S. Salvador e de Santo Estêvão de Briteiros, pretendem construir um cemitério comum às duas freguesias”. Nesse âmbito a Câmara Municipal “nas diversas reuniões que teve” com as Presidentes de Junta “deu-lhes, especificamente, a saber que a responsabilidade da construção deste tipo de cemitérios e a sua administração é das Juntas de Freguesia”. Por outro lado, “a Câmara compreende a insuficiência de recursos financeiros das Juntas de Freguesia para suportar o custo total dos cemitérios quer de raiz quer em ampliações e assim acompanha e apoia as diversas fases que compõem estas obras: aquisição de terrenos, elaboração de projecto e construção”. Domingos Bragança fez saber ainda que “a Câmara, opta, como princípio para todo o Concelho, preferencialmente, pelo investimento, que pela sua localização atenda o maior número de população e/ou mais freguesias, como é este”.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email