Câmara vai criar bacias de retenção na ribeira de Couros

A Câmara de Guimarães vai iniciar um conjunto de intervenções destinadas a regularizar o caudal do Rio de Couros. O processo de regeneração urbana, a decorrer no âmbito do Campurbis, vai ser acompanhado com a requalificação do pequeno curso de água que atravessa a Cidade. Quase escondido, o rio da Vila que nasce em Mesão Frio e que faz a sua aparição no núcleo urbano nos terrenos do Parque da Cidade está a ser alvo de um estudo para conhecer o seu modelo hidrodinâmico. O projecto está quase concluído e vai permitir conhecer o comportamento do pequeno curso de água em função das condições climatéricas que estão na origem da imprevisibilidade do seu caudal.
O Vereador do Departamento de Obras Municipais, Domingos Bragança, realçou que a requalificação da ribeira está dependente dos resultados deste estudo que está a ser efectuado pela Universidade do MInho, mas igualmente do processo de despoluição que está a ser desenvolvido pela Vimágua.
Ao longo do rio, vão ser criadas bacias de retenção. A mais importante do ponto de viosta funcional vai surgir na Rua da Ramada, onde será criada uma nova área de lazer onde a vegetação se cruzará com as estruturas de granito das antigas fábricas de curtumes.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email