Seis milhões de euros para renovação do Largo do Toural e áreas adjacentes
A Câmara de Guimarães fez o ponto de situação do desenvolvimento processual das infra-estruturas previstas no âmbito da Capital Europeia de Cultura 2012. Trata-se de um dossier que faz um diagnóstico exaustivo dos diferentes projectos em curso. O destaque vai para a renovação do Largo do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António, cujo investimento previsto ronda os seis milhões de euros.No antigo mercado municipal ficará instalada a Plataforma das Artes e da Criatividade... Este é apontado como o equipamento de suporte à criatividade artística, cultural, económica e social. Deverá acolher um centro de arte com a colecção de José de Guimarães, atelieres emergentes, laboratórios criativos, espaços de animação, estacionamento automóvel. Já tem aprovada uma candidatura ao QREN no valor de 14 milhões 804 mil euros.
A residência de artistas vai ocupar dois edifícios confrontantes com a Rua da Rainha, estando igualmente a candidatura aprovada.
Quanto à Casa da Memória, o equipamento ficará na antiga fábrica Pátria, na Avenida Conde de Margaride, estando a decorrer os trâmites o concurso para a elaboração do projecto de intervenção.
No âmbito da regeneração da zona de Couros, no Campurbis, o Instituto de Design vai ocupar as instalações da Fábrica da Ramada, tendo o valor de 2 milhões 722 mil euros.
Nas antigas instalações da empresa Freitas & Fernandes, será criado o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, tendo o projecto uma dotação de 3 milhões 273 mil euros.
O Campurbis contempla ainda intervenções em todo o espaço público, envolvendo ainda o Convento da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
A requalificação da Veiga de Creixomil envolve um investimento de 4 milhões 349 mil euros, aprovado pelo QREN. O Laboratório da Paisagem vai ocupar uma antiga fábrica, na zona da Pisca, em Creixomil.
Precisamente entre a Veiga de Creixomil e a Universidade do Minho, será criada uma ciclovia.
Os projectos da Capital Europeia da Cultura abrangem ainda a reabilitação do Campo de S. Mamede e valorização da Colina Sagrada, a ampliação da Biblioteca Municipal Raul Brandão, a criação da extensão do Museu de Alberto Sampaio, a requalificação do edifício sede da Sociedade Martins Sarmento e a mudança da feira semanal.
Marcações: Sociedade