Guimarães integra rede de abastecimento para veículos eléctricos
Guimarães é um dos 25 municípios que integram a rede de abastecimento para veículos eléctricos, no âmbito do programa do Governo Mobi-e. O projecto inclui todas as capitais de distrito e vai possibilitar o abastecimento de carros eléctricos. Na última reunião do executivo municipal, o Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente apresentou as linhas orientadoras da iniciativa que pretende criar uma rede de abastecimento de veículos eléctricos é o objectivo a alcançar na fase piloto, que durará até 2011. Vai ser possível percorrer o País com um carro eléctrico, com a garantia de existência de postos de carregamento em distâncias compatíveis com a autoria dos veículos, acrescentou Armindo Costa e Silva.O responsável camarário indicou que a rede nacional de mobilidade eléctrica, uma das primeiras da Europa, prevê 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1.300 daqui a dois anos. Na fase piloto, que durará até 2011, a rede para a Mobilidade Eléctrica (Mobi-e) é constituída por um conjunto de 25 municípios.
A rede piloto para a mobilidade eléctrica será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e acessível em locais como parques de estacionamento público, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios.
O Mobi-e vai contar com pontos de carregamento lento - com duração de 6 a 8 horas, que permite o aproveitamento da energia eólica produzida durante a noite, e pontos de carregamento rápido - 20 a 30 minutos, para carregamentos feitos durante o dia.
O posto de carregamento foi desenvolvido e concebido por um consórcio de empresas nacionais liderado pela Efacec e envolvendo também a EDP Inovação, a Novabase, a Critical Software e o CEIIA, o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade.
Como não poderia falta, no âmbito deste projecto, o Governo e os municípios da rede piloto criaram mecanismos para incentivar a aquisição e utilização de veículos eléctricos (VE). Estes incentivos passam por: - Isenção de ISV (Impostos sobre Veículos) e IUC (Imposto Único de Circulação); - Deduções fiscais na aquisição de VE (IRS para particulares e IRC para empresas); e
- Incentivos ao abate de veículos em fim de vida quando trocados por VE.
E ainda: os veículos eléctricos terão prioridade na circulação em vias de alta ocupação e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos.
Marcações: Sociedade