Autarquia apresenta resultados de sobre qualidade de vida de idosos
Esta quinta-feira a Câmara promove uma sessão pública de apresentação do estudo do perfil de necessidades e qualidades de vida das pessoas em processo de envelhecimento. A sessão está marcada para o auditório multifuncional de Couros, pelas 15 horas.Em Setembro de 2008 o Município de Guimarães celebrou um protocolo com a Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que integra um conjunto alargado de académicos e especialistas com trabalhos bem sucedidos no terreno.
O relatório que irá ser apresentado pela UnIFai/ICBAS da Universidade do Porto, consubstancia os resultados do primeiro estudo sobre o diagnóstico do envelhecimento no concelho de Guimarães, descrevendo o processo de investigação que conduziu aos resultados apresentados, e apontando as estratégias de intervenção solicitadas.
Pretendia-se deste estudo a contribuição para se elaborarem medidas eficazes na área da acção social para as pessoas idosas do concelho de Guimarães. Particularmente, medidas concretas para a promoção da sua qualidade de vida, fornecendo uma caracterização das suas necessidades (sobretudo das mais vulneráveis socialmente) para permitir o desenvolvimento de medidas sociais mais eficazes.
Este trabalho faz uma avaliação das necessidades da população idosa do concelho de Guimarães utilizando para tal uma amostra de 339 pessoas maiores de 55 anos residentes em 10 freguesias: Abação, Calvos, Gémeos, Pinheiro, São Faustino, Tabuadelo, Candoso São Martinho, Gondar, Selho São Cristóvão e Selho São Jorge.
Parte da informação para este trabalho foi obtida nas Juntas de Freguesia que integram a Comissões Sociais de Sudoeste da Montanha da Penha e de Vale do Selho. A recolha de dados, realizada através de contacto pessoal no domicílio das pessoas, foi feita por 10 entrevistadores previamente submetidos a um treino para garantir a fiabilidade dos dados. Estes entrevistadores foram jovens licenciados recrutados no concelho de Guimarães não residentes no território onde decorreu o estudo.
Marcações: Sociedade