CCDRN apresentou plano para a empregabilidade
Foi apresentado esta quinta-feira o Plano de Acção para a Empregabilidade numa sessão promovida pela Comissãode Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e que decorreu no Centro Cultural Vila Flor. O documento que resultou de um trabalho desenvolvido por várias entidades regionais, promoveu o diagnóstico da situação e apontou caminhos. Mas, desde logo, Manuel Duarte que coordenou o trabalho, salientou que importa saber que significa empregabilidade no actual mundo globalidade e de grande competitividade, significa que "as pessoas tenham competências para ter um emprego e se, por infelicidade, o perderem, tenham capacidade para o recuperar".A tarefa não se apresenta fácil sendo que o Norte do país é caracterizado por uma população com grande défice de formação. Mas as ofertas que existem nem sempre se ajustam às necessidades, como disse Avelino Leite do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A obtenção de resultados implica também um trabalho em rede, com base no diagnóstico realizado e sustentado numa orientação que tem de começar na esfera governativa. "Os ministérios não podem estar d3e costas voltadas como acontecia num passado recente".
A Agenda Regional para a Empregabilidade vai apostar na formação e na orientação vocacional por forma a responder às necessidades do mercado de trabalho, promovendo o bem estar social e, por consequência, o desenvolvimento da região Norte.
Marcações: Sociedade