Ministros da Cultura dos países da UE aprovaram Guimarães Capital Europeia da Cultura
É oficial. Guimarães foi designada capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, durante uma reunião de ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas. Os ministros dos 27 adoptaram hoje formalmente a recomendação elaborada, no final do ano passado, pelo painel de selecção europeu de avaliação das candidaturas, que confirmou o preenchimento de todos os requisitos por Guimarães e Maribor.Em Bruxelas, o Ministro da Cultura disse que o projecto é muito ousado. O Presidente da Câmara concorda e fala no projecto de maior envergadura que alguma vez se colocou a Guimarães.
Nesta altura ainda não está fechado o envelope financeiro do evento, tudo apontado para que sejam reforçados os anunciados 111 milhões de euros.
Quanto ao modo como será gerido o evento tudo aponta para que venha a ser constituída uma Fundação com apoio de mecenas.
A notícia da aprovação de Guimarães como capital Europeia da Cultura, provocou geral regojizo em Guimarães. A Directora do Museu Alberto Sampaio, Isabel Fernandes, falou das vantagens que a nomeação vai trazer para Guimarães.
O Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Amaro das Neves, também considerou esta nomeação vantajosa mas ressalvou a importância de manter as expectativas em alta.
A decisão de hoje encerra um processo de selecção iniciado há mais de dois anos, tendo a candidatura de Guimarães sido lançada no final de 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Marcações: Sociedade