Movimento contra alta tensão aguarda resultados finais do estudo

O Movimento Contra as Linhas de Muito Alta Tensão de Serzedelo aguarda com serenidade os resultados finais do estudo da ARS do Norte sobre as eventuais relações das radiações electromagnéticas com as doenças oncológicas. Com base na análise dos registos de mortalidade entre 2003 e 2005 em Guimarães, os resultados preliminares do estudo elaborado pelos técnicos de saúde indicam que as mortes por cancro dos habitantes de Serzedelo não são superiores às registadas em outras localidades do concelho.
Para o responsável pelo Movimento Contra as Linhas de Muito Alta Tensão, os dados apresentados não correspondem à realidade existente na vila. Por isso, aguarda pelas conclusões do estudo que deverá ficar terminado no próximo mês de Maio. Manuel Silva indica quais as questões que efectivamente a população pretende ver esclarecidas.
Mais do que análise dos registos de mortalidade, o Movimento Contra as Linhas de Muito Alta Tensão alerta para o necessário diagnóstico à população da vila afectada pelo cancro. Manuel Silva mostra-se convencido que as pessoas vivem com a doença porque a vila é atravessada por um elevado número de postes de alta tensão.
Ontem, 52 pessoas foram à Assembleia da República e ao Ministério da Economia, em Lisboa, para defender o enterramento das linhas de alta e muito alta tensão que atravessam a vila, entregando um abaixo assinado nos serviços destas duas instituições.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email