Escultura nicolina já está em Guimarães

A escultura de homenagem ao Nicolino já está no Largo D. Domingos da Silva Gonçalves, junto à Igreja dos Santos Passos. A obra de autoria do artista vimaranense José de Guimarães, chegou pouco depois das 8 horas desta sexta-feira a Guimarães vinda de Alcochete onde foi construída.
A escultura foi encomendada no ano 2000 ao escultor nicolino, pela Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães - Velhos Nicolinos.
A escultura de José de Guimarães simboliza a capa dos nicolinos, na cor vermelha, a cor do barrete dos estudantes vimaranenses.

A edificação do monumento cumpre um velho desejo dos nicolinos, consubstanciando a homenagem a uma das mais antigas e carismáticas tradições da cultural vimaranense.
A concretização do projecto foi retardada devido a uma polémica motivada com a volumetria da obra. Inicialmente, José de Guimarães concebeu uma escultura com 11 metros de altura que não foi aprovado pelo IPPAR. O artista aceitou rever o projecto, reduzindo a volumetria para cinco metros, num projecto orçado em 40 mil euros.
A inauguração do monumento está prevista para o próximo dia 25.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email