Renovação do Largo do Toural só com consenso alargado

Até ao final de Março, o Presidente da Câmara de Guimarães quer anunciar a solução para a requalificação do Largo do Toural. O projecto que está em discussão pública ainda não reúne o consenso alargado desejado pela Autarquia. António Magalhães revelou que será promovido brevemente um novo debate esclarecedor em torno da proposta de renovação. Em função dos contributos recebidos, o Executivo vai decidir se o estudo prévio avança ou não para a concretização. De acordo com o Autarca, a proposta de renovação deverá contar com o contributo mais alargado possível dos cidadãos. “Não optamos pela discussão pública para fazer de conta, era para ouvir as populações. No imaginário de muitos vimaranenses, o conceito de criar um parque de estacionamento no Toural só não teria futuro porque não havia coragem política. Agora, verifica-se que não é assim”, observou o Autarca.
Em função da elevada participação verificada nos debates anteriores, o Presidente da Câmara anunciou que vai ser promovido um novo debate “tão alargado temporalmente quanto possível”. “Se for preciso um dia, faz-se um dia”, explicou, ao realçar que será escolhido o melhor modelo para que todos tenham a possibilidade de dar o seu contributo ou partilhar os seus receios. No entanto, torna imprescindível “tirar conclusões”. “Estamos conscientes de que é unânime a opinião de que todos reconhecem que é preciso fazer uma intervenção no Toural. A actual configuração tem 60 anos, a vida muda e é preciso fazer uma actualização como já houve tantas outas”, referiu, reconhecendo que a solução “deverá ter consonância com as características do espaço e do imaginário colectivo dos vimaranenses”.
Após a realização de um novo debate, António Magalhães mostra-se convencido de que será adoptada uma solução “ou em conformidade com o esboço do projecto que está a ser objecto de apreciação ou, então, tendo em conta vários sinais que chegam à Autarquia definir uma matriz mais ou menos coerente com posições que queremos assumir de renovação do Toural sem ferir aquilo que para os vimaranenses tem um conteúdo de carácter excepcional”.
Até ao final do mês de Março, o Autarca pretende ver a “questão arrumada” para que se inicie o trabalho em definitivo num projecto capaz de corresponder aos reparos e apreciações que têm chegado aos serviços camarários, no âmbito do processo de discussão pública.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email