Núncio Apostólico defende Tratado Europeu

O Núncio Apostólico em Espanha e Andorra, defendeu a construção de uma Europa unida para enfrentar os desafios do futuro. O diplomata vimaranense da Santa Sé falava sobre “A Europa e o Tratado Constitucional da União Europeia”, conferência organizada pela Associação das Colectividades Têxteis da Europa que decorreu na centro cultural Vila Flor.
Na sua alocução, D. Manuel Monteiro de Castro considerou fundamental aprovar o Tratado Constitucional.
Considerando que a segunda volta das eleições presidenciais francesas de domingo vão decidir o futuro do Tratado, D. Manuel Monteiro perspectiva a necessidade de intenso diálogo para desbloquear o impasse determinado pelos resultados dos referendos já realizados. E aponta alguns aspectos positivos do Tratado: inspirado nos valores humanistas e religiosos, assumindo integralmente a Carta dos Direitos Humanos.
Por outro lado, o Tratado contém aspectos considerados negativos pelo Núncio Apostólico: "cortaram tudo sobre os valores transcendentais e não faz referência às coisas sagradas", para além de não reconhecer direitos humanos que precedem qualquer jurisdição do Estado, os que são da natureza humana, caso do aborto.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email