Vimágua obteve certificação do seu Sistema de Gestão de Energia
A Vimágua obteve a certificação do seu Sistema de Gestão de Energia. Em comunicado, aquela empresa intermunicipal refere que no decorrer das auditorias de concessão, 1ª e 2ª fases, que tiveram lugar no segundo semestre de 2020, a Vimágua obteve a referdia certificação, atribuída pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, tendo em conta os requisitos da norma NP EN ISO 50001:2019.
Vimágua".
As normas ISO são normas internacionais que permitem às empresas certificar os seus sistemas de gestão implementados, contribuindo para favorecer o desempenho das empresas, neste caso, o desempenho energético e reduzir consumos de energia. A Norma ISO 50001, relativa aos sistemas de gestão de energia, estabelece uma série de requisitos que precisam de ser considerados para que se consiga melhorar o desempenho energético.
Ao implementar o sistema de gestão de energia por processos, a Vimágua estabeleceu e implementou procedimentos com vista à melhoria contínua do seu desempenho energético.
O âmbito da certificação ISO 50001 da Vimágua é o mesmo das outras normas, mais concretamente as actividades de «Captação, Tratamento e Distribuição de Água para Consumo Humano e Drenagem de Águas Residuais», tendo sido dado especial atenção às áreas de maior consumo de energia, nas instalações da Empresa. Durante o processo de implementação do sistema de gestão de energia, certificado pela ISO 50001, a Vimágua procedeu a um conjunto de investimentos: Instalação de sistemas fotovoltaicos de produção de energia eléctrica para autoconsumo no edifício-sede da Vimágua em Guimarães, reservatório da Pegada, ETA das Taipas e ETA de Gondomar; Monitorização dos consumos energéticos de modo a efectuar o controlo dos consumos energéticos (Edifício-Sede, Reservatórios de Pegada, R3 - Guardizela, Mãe D’Água, Urgezes e Monte Cavalinho, PT Captação Gondomar); Instalação de variadores eletrónicos de velocidade em várias estações elevatórias de água para consumo humano; Substituição de grupos de bombagem por equipamentos mais eficientes (estações elevatórias Mãe d´Água e Pégada e reservatórios de Mesão Frio); Substituição luminárias existentes por luminárias LED mais eficiente no edifício-sede e substituição de veículos a gasóleo por veículos eléctricos.
Marcações: Vimágua, certificação, Sistema de Gestão de Energia