PJ identifica presumível incendiário de 14 anos
A Polícia Judiciária de Braga identificou um menor de Guimarães, presumível autor de oito fogos florestais. Trata-se de um adolescente de 14 anos, residente em Gonça e sobre o qual existem fortes indícios de ter provocado pelo menos oito incêndios, na áreaflorestal do concelho de Guimarães durante o mês de Julho e Agosto.
De acordo com as informações recolhidas pela Santiago, a suspeita de fogo posto terá sido originada pelo facto de sucessivamente os Bombeiros Voluntários de Guimarães terem sido chamados a combater as chamas num local próximo da residência do suspeito. Por isso, denunciaram a situação à Polícia Judiciária.
Os agentes desta força policial deslocaram-se ao terreno, na semana passada, tendo contactado o adolescente, filho de pais separados. O jovem até se disponibilizou a colaborar com as autoridades para fornecer pistas sobre os possíveis autores. Mas, ao ser confrontado com uma série de contradições, acabou por admitir a autoria dos referidos incêndios.
O adolescente terá justificado o seu procedimento com o facto de pretender atrair a atenção do pai por não ver a mãe desde o s sete anos de idade.
Acresce ainda o seu interesse em auxiliar os bombeiros no combate às chamas, dado que nessas circunstâncias teria a permissão do pai para
conduzir um tractor com o qual fornecia água aos soldados da paz. No entanto, mesmo após ter confessado a autoria dos incêndios aos agentes
da Polícia Judiciária, o rapaz terá ateado novo incêndio.
Atendendo às circunstâncias, por decisão judicial, o jovem continua em liberdade.
Marcações: Segurança