Brigada de Intervenção Rápida da PSP garante mais segurança
Desde o passado mês de Março, a Polícia de Segurança Pública de Guimarães tem uma Brigada de Intervenção Rápida, vulgarmente designada de BIR. Oito agentes da Polícia de Segurança Pública devidamente orientados por um chefe formam a Brigada de Intervenção Rápida daquela força policial. O objectivo é o combate à criminalidade. "Trata-se de uma brigada de agentes, que já fazem parte do efectivo da esquadra. São elementos que conhecemos e que se enquadram neste tipo de serviço. São voluntários, isto porque regra geral trabalham para além do seuhorário, principalmente durante a noite" explicou ao guimaresdigital.com o Sub-Comissário Barbosa, da PSP de Guimarães.
A Brigada de Intervenção Rápida dirige o seu trabalho principalmente para os locais, anteriormente identificados como mais desprotegidas. Além disso desenvolve outras actividades específicas, como rusgas, buscas, identificações e operações de coordenação com as Brigadas de Investigação e Anti-crime. "Ou seja sempre que é necessária a presença de elementos das forças policiais devidamente fardados entram em funções as Brigadas de Intervenção Rápida", precisou o responsável.
Um dos crimes que mais sentiu os efeitos da intervenção da BIR foi o furto a interior de veículos. Comparativamente com o primeiro semestre do ano passado, revelou o Sub-Comissário Barbosa, "os primeiros três meses deste ano tiveram uma ligeira tendência de subida. Contudo, os últimos três meses, em que tem sido reforçada a vigilância naquelas zonas que são mais sensíveis, houve uma redução de praticamente 50 por cento".
Marcações: Segurança