Subcomissário também está acusado de agredir adepto do Vitória no final do jogo com o Braga
O subcomissário da PSP de Guimarães, que está a ser investigado pelo alegado abuso de poder na detenção de um adepto do Benfica, à frente dos filhos menores, no exterior do Estádio D. Afonso Henriques, continua em destaque na imprensa nacional.Ao oficial Filipe Macedo da Silva, responsável pela Esquadra de Investigação Criminal de Guimarães, o jornal Correio da Manhã atribui-lhe uma outra agressão, no final do dérbi entre Vitória e Braga. Segundo o jornal, a 17 de Abril, Edgar Santos, um comerciante e sócio do, diz ter sido «brutalmente agredido» cerca das 23 horas.
O comerciante diz ter levado bastonadas em várias partes do corpo, inclusivamente na cabeça. "Ia jantar e passei próximo dos adeptos do Braga. Nisto, rebentou um petardo e, quando reparei, vinha uma série de polícias na minha direção. Quando ele chegou à minha beira começou logo à bastonada e algemou-me. Eu disse que não tinha feito nada, mas ele não quis saber", contou.
O comerciante terá ficado ferido no sobrolho e quando se deslocou à esquadra, para apresentar queixa, foi necessário chamar os bombeiros para que o socorressem. Responde agora em dois processos em tribunal: no primeiro, é arguido, e no segundo apresentou queixa por agressão contra o subcomissário no Ministério Público.
Já o Jornal de Notícias, escreve que o subcomissário, natural e residente nas Taipas, era o responsável pela segurança da bancada Topo Norte, onde os adeptos do Benfica vandalizaram o bar e agrediram dois funcionários, e incendiaram três casas de banho. Já no final do jogo consumaram o assalto ao armazém do estádio, levando centenas de artigos como bolas, malas, fatos de treino, sapatilhas ou chuteiras, num prejuízo que deverá ser superior a 100 mil euros.
De acordo com o jornal, o oficial deveria supervisionar a bancada, tal como estava previsto no plano de segurança.
De resto, e uma vez que não foi suspenso de funções, o subcomissário de 31 anos é o responsável pela investigação que está em curso e que o jornal i refere ter sido um dos melhores do seu curso de polícia.
Marcações: Segurança