PSP justifica em comunicado intervenção policial no Estádio D. Afonso Henriques

A Direcção Nacional da PSP emitiu um comunicado sobre a intervenção policial registada, ontem, no jogo Vitória- Porto. Foram efectuadas duas detenções e apreendidos 50 bilhetes falsos.

 

Em comunicado, a PSP indica que o evento desportivo foi classificado como sendo de “risco elevado”, pormenorizando a intervenção realizada na banca topo Sul. 

No documento pode ler-se: “cerca de 30 minutos após o início do jogo, dois grupos organizados de adeptos não legalizados e afectos ao Vitória envolveram-se em confrontos na bancada sul do Estádio. Porquanto a rixa entre os adeptos persistia, causando perigo para os envolvidos e terceiros e colocando em causa a segurança do evento desportivo, foram accionados meios policiais para aquele sector para pôr cobro ao tumulto".

"Aquando da aproximação do efectivo policial ao local dos incidentes, foram de imediato arremessadas na sua direcção, grades de ferro, cadeiras, paus de bandeira, moedas, isqueiros e cinzeiros, situação que colocou seriamente em risco a integridade física dos  elementos policiais. Por forma a fazer cessar as agressões foram efectivados disparos com arma calibre 12 “Shotgun”. Os disparos foram efetuados com munição policial menos letal - bagos de borracha;

Após a intervenção policial, foi possível garantir a segurança nas bancadas até ao final do jogo de futebol;

- Foram detidos 2 cidadãos, um pelo crime de injúrias e ameaças contra elemento policial e outro por agressões entre adeptos;

- Procedeu-se à apreensão de 50 bilhetes falsos e identificados os autores da venda ilícita;

- Identificaram-se 2 adeptos por incitamento à violência;

- Registamos ferimentos ligeiros em mais de uma dezena de polícias e um ferido que teve necessidade de intervenção no local pelos bombeiros de serviço ao jogo".

"Conforme decorre da legislação em vigor e de acordo com os procedimentos vigentes na PSP", acrescenta, "smpre que é usada arma de fogo, é aberto um processo de averiguações para avaliar as circunstâncias e as consequências do seu uso. Por esse motivo, a situação acima mencionada do uso da “Shotgun” está neste momento a ser analisada internamente. Todos os factos acima exarados foram comunicados às autoridades judiciárias e administrativas competentes".

 

 

Marcações: Segurança

Imprimir Email