Criminalidade violenta aumentou 50 por cento em Guimarães
A criminalidade violenta e grave participada à Polícia de Segurança Pública (PSP), em Guimarães durante o ano de 2013 aumentou cerca de 50%, comparativamente com 2012.A PSP de Guimarães registou o ano passado 114 casos de criminalidade violenta e grave. De acordo com os dados revelados pelo jornal O Comércio de Guimarães, em 2013 foram registados 33 roubos por esticão na área da responsabilidade da PSP.
Ainda ao nível da criminalidade violenta e grave, acrescem outros 62 crimes ocorridos na via pública e um crime de rapto e sequestro.
Os dados da PSP anotam ainda um roubo a posto de abastecimento de combustível, três a residências e cinco a edifícios comerciais ou industriais. Acrescem ainda quatro casos de resistência e coacção a funcionários e um crime de extorsão.
Ao nível da criminalidade geral, os furtos de veículos ascenderam em 2013 a 110 e furtos em viaturas atingiram os 160.
Destaque ainda para os crimes de furtos a residências e edifícios comerciais ou industriais, por arrombamento, respectivamente com 80 e 90 casos. A estes somam-se furtos sem arrombamentos, respectivamente 16 e 22.
No total, registaram-se mais de 200 furtos, sendo que se somam mais 19 a outros edifícios.
Os furtos por carteiristas atingiram os 34 casos e de metais não preciosos 15.
Os dados estatísticos daquela força policial apontam para 41 casos de delinquência de grupo, seis de delinquência juvenil e 10 de desobediência.
No total, foram registados pela PSP em 2013, 1454 ocorrências de criminalidade geral.
Marcações: Segurança