Obras no Centro de Saúde da Encosta da Penha já começaram
O Município já deu início à construção do novo Centro de Saúde da Encosta da Penha, na freguesia da Costa, em terrenos que se situam na Rua Jaime Martins Costa, nas proximidades da Academia de Ginástica de Guimarães. A obra tem um valor base de cerca de 13,6 milhões de euros.
"Estamos a avançar com investimento que era da exclusiva responsabilidade, até há um ano, da administração central. Avançamos de imediato com o projecto, porque senão não íamos a tempo do PRR. Este será um novo Centro da Saúde da cidade", defendeu o Autarca na última sessão da Assembleia Municipal.
O Presidente da Câmara acrescentou que unidade de saúde funcionará como "pré-hospitalar" e agregará os serviços de Unidade de Saúde Familiar, Unidade de Saúde Pública, Unidade de Cuidados de Comunidade, e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e Centro de Diagnóstico Integrado com Serviço de Atendimento Permanente.
"Estas obras são transformadores do nosso território", concluiu Domingos Bragança.
O novo edifício será dotado de quatro pisos, com ventilação e iluminação naturais, e terá áreas comuns de auditório, cafetaria, receção geral, áreas que serão servidas por uma entrada geral comum a todas as unidades de saúde e por uma entrada dedicada ao Serviço de Atendimento Permanente. No que diz respeito aos espaços exteriores, propõem-se a continuidade dos arranjos exteriores existentes, compostos por arruamento, estacionamento perpendicular, faixa arborizada e passeio em toda a extensão do terreno.
A entrada e saída, viária e pedonal, será efetuada a Norte, e a Sul e Nascente, na Avenida Rio de Janeiro, será proporcionada uma área ajardinada composta por vegetação arbórea e arbustiva e pardo sequeiro.
O prazo de construção é de 456 dias.
Marcações: centro de saúde , Encosta da Penha