União de Freguesias da Cidade promove Abril mês da Saúde 

images/fotoarquivo/2018/saude/ms_da_saude.jpg

No próximo fim de semana, a União de Freguesias da cidade, São Sebastião, São Paio e Oliveira, promove o evento “Abril- Mês da Saúde”, com um programa dedicado à prevenção e ao apoio a sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral.

Segundo a assistente social da autarquia Margarida Rodrigues, "O principal objectivo é sensibilizar a população para melhores cuidados a nível de saúde, com foco na prevenção. A informação leva a comportamentos mais assertivos e provoca impacto na comunidade".

A programação começa no sábado, dia 5 de Abril, às 15h, com a Palestra “Dia Nacional do Doente de AVC”, ministrada por um profissional de saúde da Associação Familiar Vimaranense. Segue-se, às 15h30, uma sessão de musicoterapia com Sara Figueiredo.

Às 16h00, a palestra “Afasia Após AVC: A Vida Continua” contará com a participação de Mónica Barroso e Joaquim Silva, dois sobreviventes de AVC do Instituto Português de Afasia. Às 17h00, o grupo de teatro GAM, de Santa Maria da Feira, fará uma apresentação, e o primeiro dia encerra com um “Chá de Honra”, às 17h30, na Escola Secundária Francisco de Holanda.

Margarida Rodrigues destaca a palestra marcada para sábado, com foco no Dia Nacional do Doente de AVC, que se comemora todos os anos a 31 de Março.

"Iremos levar a cabo esta iniciativa, com uma sessão de sensibilização e várias actividades, direccionadas mesmo para a comunidade em geral", afirmou.

Domingo, às 9h30, acontece a II Caminhada Solidária a favor de sobreviventes de AVC, cujo valor arrecadado será destinado à aquisição de equipamentos para a oficina de trabalho voltada para a reabilitação de pessoas que sofreram AVC. A caminhada terá um percurso adaptado às condições dos participantes.

Margarida Rodrigues acrescenta que a iniciativa foi idealizada pela União de Freguesias no âmbito do projeto “Eu Continuo”, direccionado para sobreviventes de AVC.

"Semanalmente realiza-se uma oficina de trabalho com foco nestas pessoas, no sentido de as valorizar, também de lhes dar oportunidades a revelarem as potencialidades que têm escondidas e são muitas. Assim como, também, trabalhar as questões da continuidade, da prevenção e da sensibilização de comportamentos assertivos a nível de saúde".

No âmbito do mesmo programa, domingo, às 12h00, será inaugurada a exposição “Seja Diferente, Previna o Acidente”, na sede da Junta de Freguesia da Cidade, seguida de uma sessão de grupo de trabalho da oficina para sobreviventes de AVC, dentro do Projecto “Eu Continuo”.

O evento conta com o apoio de diversas entidades locais, incluindo associações de saúde e culturais, reforçando a importância da prevenção e da reabilitação para uma melhor qualidade de vida dos sobreviventes.

Marcações: Abril mês da Saúde

Imprimir Email