Três UCC de Guimarães trabalham na prevenção de doenças e na proximidade com a população

images/fotoarquivo/2018/corona-virus/cp_antigas_instalaes.jpg

Em Guimarães há três unidades de cuidados na comunidade que prestam serviço de proximidade aos utentes do Serviço Nacional de Saúde que cobrem a totalidade do concelho.

Em entrevista ao Grupo Santiago, António Marinho, vogal da Direcção da Unidade Local de Saúde Alto Ave, fala da importância do trabalho desenvolvido por estas unidades.
Criadas a partir de 2009 no âmbito da reforma das unidades de cuidados primários, actuam na prevenção de doenças e trabalham em proximidade com a população no âmbito da prevenção comunitária.
Salientando que a pandemia veio dar mais força e evidência à necessidade destas unidades, António Marinho faz um balanço muito positivo do trabalho que tem sido desenvolvido e que ajuda a retirar pressão aos hospitais. Quando olha para o futuro, acredita que o trabalho destas unidades será aprofundado.

As unidades de cuidados na comunidade de Guimarães, Sol Invictus e Novo Amanhecer funcionam com uma equipa de cerca de 40 enfermeiros especialistas a que se juntam psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.


Marcações: UCC

Imprimir Email