Bactéria que infectou doentes no hospital já foi identificada
Já foi identificada a bactéria que infectou quatro doentes no final de Junho na unidade de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Recorde-se que na altura, a preocupação inicial foi de que se trataria de uma legionela, mas esta possibilidade acabou por ser imediatamente posta de parte depois de serem conhecidas as conclusões da Comissão de Infecções.Segundo o Director Clínico, o micróbio que infectou os doentes é uma bactéria simples, tendo sido localizada nas torneiras da unidade hospitalar. De acordo com Fausto Fernandes, a situação foi prontamente resolvida, tendo sido tomadas medidas para evitar outros casos
Ainda segundo o director, o meio hospitalar é propício à existência de bactérias pela quantidade de pessoas que ali dão entrada, desde doentes a visitas, provenientes dos mais diversos locais. Por isso é que o controle e a prevenção através de medidas de higiene e segurança têm de ser uma constante na unidade hospitalar.
Curiosamente, esta semana a Administração do Hospital Senhora da Oliveira desaconselha profissionais, doentes e visitantes do consumo de água das torneiras da unidade hospitalar. Num aviso afixado no Hospital, fala-se do aumento de concentração de cloro que se vai registar nos próximos dias, dada a necessidade de manutenção da rede de água interna.
Marcações: Saúde