Presidente da Câmara de Guimarães defende a "valorização da carreira dos enfermeiros"
No Dia Internacional dos Enfermeiros, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães disse não compreender a razão pela qual não se valoriza a carreira dos profissionais do sector. Domingos Bragança falava no Hospital da Senhora da Oliveira na cerimónia que assinalou a efeméride.
"Não compreendo e digo isto publicamente sempre que posso, que não se valorize completamente os enfermeiros", sublinhou o Presidente da Câmara referindo-se à reivindicação da classe sobre a valorização das carreiras reclamada pelos profissionais do sector.
Sublinhando que "os enfermeiros têm uma importância fundamental no Serviço Nacional de Saúde pelo seu humanismo" como ficou demonstrado no combate à pandemia, Domingos Bragança reiterou não compreender "que precisando de todos os enfermeiros que estão a trabalhar se equacione a possibilidade de serem dispensados".
Na comemoração deste ano do Dia Internacional dos Enfermeiros, o Hospital da Senhora da Oliveira assinalou a efeméride com o lançamento do anuário «Cuidar em tempo de pandemia - um tributo aos enfermeiros». Trata-se de um livro que retrata um "tempo difícil" que obrigou a classe dos enfermeiros a reinventar-se como sublinhou a Enfermeira Chefe.
"A pandemia não só serviu para mostrar ao mundo a importância dos enfermeiros para manter a saúde das pessoas mas também para evidenciar a inovação significativa que imprimem nos sistema de saúde com a constante adaptação e readaptação das equipas e espaços nos mais variados âmbitos de prestação, exigindo de cada enfermeiro um enorme sentido de responsabilidade, capacidade de lidar com a mudança constante e a actualização científica e, sobretudo, uma elevada resiliência", afirmou Ana Luísa Bastos.
Na sessão, o Presidente do Conselho da Administração do Hospital, sublinhou a importância dos enfermeiros no contexto da saúde.
"Este é um dia grande porque comemoramos os valores que o profissional de enfermagem encarna e que os pacientes vêem em vós e em vós os pacientes vêem um rosto amigo", referiu Henrique Capelas. Na opinião do mesmo responsável hospitalar, no Dia Internacional dos Enfermeiros, "comemoramos a fraternidade e solidariedade com que os enfermeiros tratam os doente e, por isso, comemoramos os milhares de sorrisos e afectos com que os enfermeiros lidam com os pacientes sabendo nós que muitas vezes para o doente é mais importante um sorriso do que um panasorbe", acrescentou.
Na sessão, o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital da Senhora da Oliveira considerou que os enfermeiros "são o elo fundamental e imprescindível no combate à covid-19 e um elemento chave na defesa da saúde".
"Não fiquem com os elogios de ocasião, o amanhã exige perseverança mas também reivindicação", sublinhou Fernando Alves Pinto que foi agraciado pelo patrocínio da Liga dos Amigos que permitiu a edição do anuário «Cuidar em tempo de pandemia - um tributo aos enfermeiros».
Marcações: Dia Internacional dos Enfermeiros