Trabalho científico de clínicos do Hospital de Guimarães distinguido na Semana Digestiva

images/fotoarquivo/2018/saude/hospital1-2.JPG

Um trabalho científico apresentado por médicos do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães foi premiado num congresso realizado em Vilamoura, no Algarve.
O referido trabalho foi "o melhor apresentado na Semana Digestiva na área da aplicabilidade de Ultrassons em Gastrenterologia”.

O trabalho tem a designação de «Monitorização da actividade inflamatória da doença de Crohn: simple sonographic sobre versus CEUS: qual utilizar?» e é da autoria de Cátia Arieira, Sara Monteiro, Francisca Dias de Castro, Joana Magalhães, Sílvia Leite, Maria João Moreira e José Cotter.

Segundo a médica Cátia Arieira, o trabalho que incluiu 30 doentes, revelou que “a ecografia de contraste com o uso do pico de intensidade prevê com maior acuidade, quando comparado com o score validado, o simple sonographic score, a actividade endoscópica ileal. Este trabalho foi muito importante na nossa prática clínica, pois aponta para que a ecografia de contraste deve ser realizada rotineiramente no dia-a-dia na avaliação e estratificação da atividade inflamatória nos utentes com doença de Crohn”.
No evento que decorreu no Centro de Congressos do Algarve – Vilamoura, o Serviço de Gastrenterologia do Hospital Senhora da Oliveira Guimarães apresentou 20 comunicações.


Marcações: hospital, Semana Digestiva, trabalho científico

Imprimir Email