VÍDEO: Rotary ofereceu material "vital" ao Serviço de Neonatologia do Hospital

O Rotary Clube de Guimarães procedeu esta terça-feira à entrega de material ao Serviço de Neonatologia do Hospital da Senhora da Oliveira.

Segundo o presidente daquela entidade vimaranense, Sérgio Balão, os equipamentos em causa terão um papel "vital" nos recém-nascidos. "Estamos a celebrar a vida. Estou certo que estes equipamentos, a Incubadora neonatal de transporte com ventilador, ecocardiógrafo e Eletroencefalógrafo, ajudaram a desenvolver funções vitais aos recém-nascidos em estado crítico, prevenido a morte súbita e também incapacidades permanentes", referiu.

Os equipamentos oferecidos tiveram um custo de pouco mais de 100 mil euros, dos quais, 30% foram doados pelo Rotary Clube de Guimarães, 45% pelo Rotary Foundation e o restante pelo Distrito 1960 e dois parceiros internacionais, nomeadamente de França e Brasil.

Henrique Capelas, presidente da administração do Hospital da Nossa Senhora de Oliveira apontou as três palavras ao momento: agradecimento, solidariedade e generosidade. 

A Vice-presidenta da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, mostrou-se satisfeita pela "generosidade" dos rotários.

De referir que em Guimarães nascem mais de 2000 bebés por ano, sendo que o último ano registou 2111 nascimentos, dos quais cerca de 10% nasceram com menos de 37 semanas completas. O Hospital de Guimarães refere ainda que cerca de 150 bebés prematuros por ano são encaminhados para os cuidados intensivos e cerca de 300 para os cuidados intermédios.

Marcações: Saúde, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Rotary Club de Guimarães, Serviço de Neonatologia

Imprimir Email