Greve dos médicos com adesão superior a 90 por cento no Hospital de Guimarães
A adesão à greve dos médicos desta quarta-feira "ronda os 90 por cento no bloco operatório e 95 por cento nas consultas externas", no Hospital Senhora da Oliveira. Os números foram avançados pelo Sindicato Independente dos Médicos.Os médicos de todo o país estão desde as 00h00 desta quarta-feira em greve, um dia de paralisação nacional que se segue a greves regionais nas últimas semanas. A greve é marcada pelos dois sindicatos médicos, que se dizem "empurrados para o mais forte grito de protesto", depois de um ano de "reuniões infrutíferas no Ministério da Saúde".
Em Guimarães, segundo Hugo Cadavez, do Sindicato Independente dos Médicos, a adesão à greve no Hospital Senhora da Oliveira ronda os 90 por cento no bloco operatório e 95 por cento nas consultas externas.
A greve foi convocada pelo Sindicato Independente dos Médicos e pela Federação Nacional de Médicos que consideram que o Ministro da Saúde "não foi sensível aos problemas" dos profissionais nem aos problemas do Serviço Nacional de Saúde. Os sindicatos pretendem uma redução das listas de utentes por médicos de família e uma redução de 18 para 12 horas semanais no serviço de urgência.
Estão assegurados os serviços mínimos, como urgências.
Marcações: Saúde