Hospital de Guimarães já tem Unidade de Farmacovigilância
O Secretário de Estado da Saúde inaugurou esta sexta-feira uma nova Unidade de Farmacovigilância no Hospital da Senhora da Oliveira.Trata-se de uma das novas quatro unidades de um rede nacional centralizada na Direcção de Gestão de Risco do Medicamentos do Infarmed.
Na cerimónia de inauguração que decorreu na manhã desta sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, salientou a importância do trabalho que vai ser desenvolvido pela nova unidade de Farmacovigilância na identificação de reacções adversas a medicamentos.
Na mesma cerimónia Henriques Rodrigues, do Infarmed, destacou que o objectivo prioritário do Sistema Nacional de Farmacovigilância, é melhorar a qualidade da assistência prestada aos doentes.
A nova unidade de Farmacovigilância do Hospital de Guimarães terá responsabilidades numa vasta área de influência que engloba os distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, com uma população de cerca de 1,5 milhões de habitantes
O Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Delfim Rodrigues, garantiu que o Governo não se vai arrepender da decisão que atribuiu a Guimarães a nova unidade.
Esta nova unidade, sediada nas instalações do Hospital, tem autonomia técnica e administrativa, sendo financiada através de contrato de prestação de serviço com o Infarmed.
Marcações: Saúde