Hospital de Guimarães exige «esclarecimento cabal» sobre recusa da candidatura a Centro de Referência

O Hospital Senhora da Oliveira exige um esclarecimento cabal sobre a recusa da candidatura a Centro de Referência na Área de Doenças Hereditárias do Metabolismo.

Em comunicado, o Hospital considera que "esta decisão encerra em si mesma alguma sobranceria técnica que ignora a realidade do Hospital de Guimarães que, através do seu Centro de Excelência em Doenças Lisossomais de Sobrecarga, acompanha e trata quase 200 doentes, com tendência para aumentar".

"Recordamos que o Centro de Excelência do Norte foi reconhecido em Guimarães como tal pelo Ministério da Saúde precisamente porque tem o conhecimento, experiência, técnicas, parcerias nacionais e internacionais, bem como os meios para o melhor tratamento destes cidadãos com doenças raras", indica.

"Sendo esta uma matéria da maior importância, por se tratar de uma questão de defesa dos doentes que em Guimarães são acompanhados e também por dignidade institucional, merece um esclarecimento cabal, pelo que não colocamos de parte qualquer mecanismo que tenha em vista a normalização e correção desta decisão. Igual expediente será colocado em marcha para as restantes candidaturas a centro de referência submetidas pelo Hospital de Guimarães", anunciou.

"O Hospital não se pode sentir esclarecido por esta comunicação no sentido de que os motivos para esta decisão não são explicados, como tal já solicitamos o envio de informação detalhada que permita analisar a fundamentação de tal decisão e estamos certos ser passível de correção. Assim como solicitamos a disponibilização do Relatório da referida Comissão que suportou as suas decisões", manifesta o comunicado, com a tomada de posição da unidade hospitalar pelo facto da sua candidatura não ter sido proposta pela Comissão Nacional para os Centros de Referência ao Reconhecimento, como centro de referência, por "não reunir todos os requisitos exigíveis".

Marcações: Saúde

Imprimir Email