CHAA obteve resultados financeiros positivos pela primeira vez em 30 anos
O Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) obteve resultados financeiros positivos pela primeira vez em 30 anos.No ano passado, segundo informação divulgada pelo Conselho de Administração, o Centro Hospitalar atingiu níveis de produção sem precedentes, particularmente na área cirúrgica. Reduziu tempos de espera, aumentou o tratamento de doentes em tempo adequado e melhorou a maior parte dos seus indicadores de qualidade e eficiência.
Ao mesmo tempo, o Hospital reduziu em quase 50 por cento os custos com horas extraordinárias e prestações de serviços, o custo associado a sub-contratos e fornecimentos externos, reduziu para zero a sua dívida vencida a fornecedores, aumentou consideravelmente a sua receita e, pela primeira vez em 30 anos, conseguiu obter resultados financeiros positivos, a par com o aumento da sua capacidade de resposta.
2014 foi o ano em que o Hospital realizou mais cirurgias, em tempo clinicamente adequado; No âmbito dos objectivos de qualidade e eficiência, o Centro Hospitalar atingiu a generalidade dos indicadores, citando-se como exemplos os resultados obtidos no âmbito da «Percentagem de partos por cesariana» ou da «Taxa de registo de utilização da Lista de Verificação de Actividade Cirúrgica».
Em 2014 foi ainda reforçado um importante conjunto de Serviços clínicos. Para isso, foram contratados 42 médicos. Foram ainda criados novos serviços de cuidados paliativos, de hospitalização domiciliária, assistência psiquiátrica no domicílio e reforço considerável da procriação medicamente assistida, contribuindo, por esta via, para aumentar a natalidade e propiciar a doentes oncológicas a criopreservação de ovócitos para posterior fertilização, implementada este mês.
Para este ano, o Centro Hospitalar do Alto Ave anuncia a implementação de novos projectos de eficiência operacional, o início da remodelação e reabilitação da estrutura física do edifício e a criação de novas unidades de cuidados.
Marcações: Saúde