Ambulância de Emergência Médica ao serviço 24 horas por dia

Desde esta terça-feira, Guimarães passa a dispor de uma Ambulância de Emergência Médica. Este novo equipamento resulta do acordo entre o Centro Hospitalar do Alto Ave e o INEM que, à semelhança do que acontece com a existente Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), terá as suas instalações na sede do Centro Hospitalar, em Guimarães.
Esta nova viatura dispõe de equipamento de avaliação, reanimação e estabilização clínica. É tripulada por uma equipa de dois Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE) do INEM e tem como missão a deslocação rápida de uma equipa de pré-hospitalar ao local da ocorrência, a estabilização das vítimas e o transporte para o Serviço de Urgência mais adequado ao seu estado clínico.
Uma das principais diferenças para a já existente VMER é a possibilidade de transporte de doentes, o que não era possível até agora.
Esta ambulância está ao serviço do INEM e será sempre ativada pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU através do 112).
A necessidade acrescida de deslocação de meios de emergência para os locais de ocorrência, pela sua mais rápida intervenção junto dos doentes, torna cada vez mais importante este tipo de equipamentos. Sendo também uma resposta eficaz na aposta de requalificação da rede de serviços de urgência, assim como no funcionamento das Vias Verdes do Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocárdio, Sépsis e Trauma. Os benefícios de uma rápida deslocação ao local de ocorrência são hoje reconhecidos por toda a comunidade médica. 
A população da região de Guimarães vê assim melhorados os cuidados de emergência pré-hospitalar, passando agora a dispor de dois meios de deslocação rápida ao local de ocorrência de uma emergência médica: VMER e AEM.


Marcações: Saúde

Imprimir Email