CHAA promove rastreios gratuitos neste Dia Mundial da Voz

O Centro Hospitalar do Alto Ave comemora esta terça-feira o Dia Mundial da Voz. A efeméride será assinalada com a realização de rastreios gratuitos à população.

 Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar do Alto Ave volta a lembrar o Dia Mundial da Voz. Tentando sensibilizar a população para a importância da prevenção e deteção precoce de patologias, naquele dia serão realizados rastreios gratuitos a patologia da voz na consulta externa de ORL da Unidade de Guimarães e no GuimarãeShopping (10h - 13h e 14h-18h).

“Contacta com a tua voz” é o lema desta iniciativa. Para o Director de Serviço, Fausto Fernandes, “o objectivo destes rastreios é sensibilizar as pessoas para os problemas da voz e informar que se estes forem detectados numa fase inicial são de solução relativamente fácil, caso contrário torna-se muito difícil resolvê-los”. No ano passado, foram efectuados cerca de 200 rastreios e “despistaram-se 10% com patologias, destes duas pessoas foram detectadas com patologia maligna. Já foram operadas no nosso Serviço e ficaram bem. Estamos a falar, para além de alterações da voz, das disfonias ou rouquidões que podem ter causas desde um nódulo, um quisto, uma inflamação ou uma infecção. Acho que os portugueses deviam cuidar melhor da sua voz, ela é essencial, acima de tudo para a comunicação”, realçou.

Para além dos rastreios, os médicos que estarão na iniciativa darão conselhos à população sobre o uso adequado da voz, cuidados a ter e o que deve ser evitado.

“O tabaco, por exemplo, é muito nocivo para a voz. Pelas inflamações da laringe e das cordas vocais que alteram a qualidade da voz. O tabaco é a grande causa de tumores na faringe e na laringe”, referiu Fausto Fernandes.

 

Conselhos sobre a VOZ

Deve: Beber água frequentemente (6‐8 copos por dia à temperatura ambiente); Repousar e não esforçar muito a voz; Aquecer a voz antes do seu uso mais intenso; Dormir bem; Falar com uma postura correta; Falar de forma pausada, respirando de forma adequada; Usar microfone em palestras e apresentações; Comer equilibradamente; Praticar exercício físico; Manter um estilo de vida saudável; Usar roupas confortáveis.

Evite: Falar durante muito tempo, por exemplo ao telemóvel; Gritar ou falar alto constantemente; Falar fora do seu tom habitual (mais agudo, mais grave ou sussurrar); Tossir ou pigarrear constantemente; Falar muito durante estados gripais ou crises alérgicas; Fumar; Ambientes secos (ex: ar condicionado) ou poluídos; Ingerir medicamentos sem indicação médica; Ingerir líquidos muito frios ou muito quentes; Certos alimentos e bebidas (ex. chocolate, alimentos muito condimentados ou ricos em gorduras, café, álcool, chá preto e bebidas com gás) que aumentam o refluxo gastroesofágico; Comer ou beber antes de se deitar; Submeter-se a mudanças bruscas de temperatura.

Marcações: Saúde

Imprimir Email