ACES de Guimarães e Vizela com corte no horário de funcionamento a partir de 1 de Fevereiro
As Administrações Regionais de Saúde estão a reduzir horários dos centros de saúde, com fecho ao fim-de- semana e feriados e o fim das consultas entre as 20 e as 22 horas, a fim de cortar no pagamento de horas extras, como exigido no acordo com a troika. Até ao fim de Janeiro, o Ministério da Saúde, através das ARS's, quer saber onde e quanto é que os centros de saúde vão poupar com o fim do pagamento de horas extraordinárias a médicos, enfermeiros e funcionários administrativos.No Agrupamento de Centros de Saúde de Guimarães e Vizela a medida entra em vigor já a 1 de Fevereiro. O Deputado socialista Miguel Laranjeiro já se pronunciou contra esta decisão, argumentando que é uma designação que irá pôr em causa todo o trabalho que tem sido feito até aqui, designadamente a vontade de tirar das urgências hospitalares situações que podem ser tratadas nos serviços de cuidados primários.
O Parlamentar vimaranense lembra que Guimarães é um Concelho de referência em termos de funcionamento das Unidades de Saúde Familiar, pelo que este será um passo atrás.
No Agrupamento de Centros de Saúde de Guimarães e Vizela a medida entra em vigor já a 1 de Fevereiro, implicando a suspensão da realização do alargamento de horário assistencial aos sábados, domingos e feriados em todas as USF's e nos dias úteis entre as 20 e as 22 horas.
Marcações: Saúde