Gabinete Médico Legal de Guimarães realizou 30 autopsias, por ano, de pessoas que se suicidaram
No período compreendido entre Janeiro de 2006 e Dezembro 2010 o Gabinete Médico Legal de Guimarães realizou 30 autopsias, por ano, de pessoas que se suicidaram. Os dados foram apresentados, esta tarde, durante o debate que decorreu na Unidade de Guimarães do Centro Hospital do Alto Ave.Segundo Agostinho Santos da Delegação do Norte do Instituto de Medicina Legal, as pessoas que se suicidaram eram maioritariamente homens, e com idades compreendidas entre os 40 e 49 anos.
Refira-se que ao Gabinete Médico Legal de Guimarães tem intervenção sobre Cabeceiras e Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Santo Tirso e Guimarães num total de 375 mil e 42 habitantes
Segundo aquele responsável no período compreendido entre Janeiro de 2006 e 2010, na Delegação do Norte do Instituto de Medicina Legal foram realizadas um 1.471 autopsias de pessoas que se suicidaram.
Agostinho Santos manifestou-se preocupado com esta realidade, e diz que aquele Instituto está atento a esta situação, principalmente face à realidade social e económica que estamos a viver.
No debate O Suicídio no Alto Ave foram também apresentados os números de tentativas de suicídio que chegaram à Delegação de Guimarães do Cento Hospital do Alto Ave. O Director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Delegação do Norte do Centro Hospital do Alto Ave falou em 160 a 200 casos de tentativas de suicídios. Carlos Lima mostrou-se ainda surpreendido já que segundo os dados apresentados muitas das pessoas que cometeram o suicídio tiveram um contacto com um profissional na saúde um mês antes de se suicidar.
Marcações: Saúde