Idosos ajudados a 'viver mais'
Combater a solidão e as depressões da população idosa é o objectivo do programa de saúde mental 'mais viver' que arranca este mês. É uma iniciativa da Unidade de Saúde Pública do Ave II dirigida a idosos dos concelhos de Guimarães e Vizela. A Unidade de Saúde Pública do Ave II, vai desenvolver, a partir deste mês, junto dos idosos dos concelhos de Guimarães e Vizela um programa de saúde mental.Trata-se de uma iniciativa do Departamento daquela Unidade de Saúde Pública, em colaboração com o Agrupamento de Saúde Guimarães / Vizela e IPSS dos dois concelhos.
Segundo Nuno Pereira de Sousa, da Delegação da Unidade de Saúde de Guimarães o projecto 'mais viver' procura dar resposta a problemas com que se depara a população idosa. Temos reparado que relativamente à população da 3ª idade existe alguma depressão geriátrica.
Para além da Delegação da Unidade de Saúde de Guimarães, o projecto envolve o Agrupamento de Saúde Guimarães / Vizela e 10 centros sociais dos dois Concelhos. Beneficiarão do programa 150 idosos que serão o público alvo de uma diversificada equipa técnica que foi submetida a formação. Trata-se de uma equipa multidisciplinar integrada por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros agentes, nomeadamente educadores, animadores e assistentes sociais.
Ao fim da primeira fase do programa, os promotores da iniciativa esperam ser possível obter resultados do trabalho a desenvolver. A segunda fase do programa vai ser implementada em Janeiro do próximo ano.
Marcações: Saúde