Comportamentos suicidas dispararam em Guimarães

Aumentaram as tentativas de suicídios / homicídios no nosso Concelho. O aumento é de tal ordem que o Director do Departamento de Psiquiatria do Hospital de Guimarães, fala da crise social que lhe está associada como verdadeira pandemia. Para se ter uma ideia da preocupante situação, durante o ano passado, as Corporações de Bombeiros de Guimarães e Taipas, registaram 24 casos de tentativas de suicídio / homicídio, sendo que 16 destas ocorrências foram registadas pelos Bombeiros das Taipas. Trata-se de um número que representa um aumento significativo de casos, sendo que em 2006, apenas foram registados sete. A estes números importa acrescentar dois casos consumados na área das Taipas.
Em declarações ao guimaraesdigital.com o Director de Psiquiatria do Hospital de Guimarães afirma que apesar de não dispor de dados exactos, constata que a procura daquela valência continua a ser muito grande.
Quando se fala do suicídio não se está apenas a falar nos adultos, cada vez mais começam a aparecer tentativas de suicídios entre as crianças.
Aquele responsável reconhece que é necessário tomar medidas de forma a evitar o alastrar desta pandemia social.
Mário Lourenço diz que há sintomas que podem indiciar um comportamento suicida e que quando são detectados é preciso intervir.

Marcações: Saúde

Imprimir Email