Deputados do PS 'viram' muita motivação e desafios na saúde
Na conclusão das 24 horas dedicadas à saúde, os deputados da Assembleia da República do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Braga, constataram muita motivação dos profissionais do sector, mas também muitos desafios numa época de mudança para o sector. Mudança, desde logo, com a criação das unidades de saúde familiar. E neste capítulo, o distrito apresenta duas realidades distintas, sendo que apenas Guimarães, Braga, Vizela e Fafe possuem as novas valências num universo de 14 concelhos.Em Guimarães, foi possível ver muita motivação dos profissionais dessas novas unidades que se espera estreitem a relação entre médico e doente, como salientou Miguel Laranjeiro na conferência de imprensa que encerrou esta iniciativa.
Mas nas novas unidades há problemas a vencer. Desde logo, os obstáculos que se colocam à estabilização contratual dos profissionais. Problemas de recursos humanos, também se colocam no Hospital de Guimarães (foto), onde o atendimento diário médio nas urgências de cerca de 300 pessoas, pode ser reduzido pela acção da unidades de saúde familiar. No Hospital a falta mais evidente é de médicos especialistas, nomeadamente de psiquiatria, urulogia e oftalmologia.
No final das 24 horas com a saúde, os deputados socialistas manifestam a convicção de que há muito ainda a fazer para melhorar a qualidade de saúde das populações.
Marcações: Saúde